domingo, 18 de outubro de 2009

José Saramago em Penafiel


Programa15 de Outubro (5.ª Feira)


12h00: Inauguração da exposição/arte de rua – descerramento da frase de José Saramago que ficará para sempre patente em Penafiel – com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos, do Administrador da Edições Cão Menor, Dr. Manuel Andrade, e do co-autor da exposição, Arq.º António Castanheira;(Rua de Puços)


15h00: Peça de Teatro “Memorial do Convento” – pela Companhia Profissional de Teatro “Éter”.(Auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel)


21h30: Pré-lançamento do filme “José Saramago”, da autoria do realizador António Castanheira, no Museu Municipal de Penafiel;


16 de Outubro (6.ª Feira)


11h00: Peça de Teatro “Memorial do Convento” – pela Companhia Profissional de Teatro “Éter”.(Auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel)


12h00: Inauguração de um projecto arquitectónico em torno da obra de José Saramago da autoria do atelier de arquitectura Embaixada intitulado "Cidade das Personagens" – com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos, e do responsável pelo projecto;

14h00: Cinema CINEMAX-Penafiel – “A Maior Flor do Mundo” – Espectáculo aberto às crianças das escolas do ensino básico de Penafiel; Enquadramento pedagógico com professores e crianças;

21h30: Peça de Teatro “Memorial do Convento” – pela Companhia Profissional de Teatro “Éter”.(Auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel)

17 de Outubro (Sábado) Teatro de Rua - animação de rua com personagens vivas, caracterizadas à imagem dos romances de José Saramago pelo Grupo de Teatro "O Andaime";


12h00: Atribuição do Prémio José Saramago pela Fundação do Círculo de Leitores, com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos, da representante da Fundação Círculo de Leitores, Dra. Guilhermina Gomes, do escritor José Saramago, da Dra. Pilar del Río Sánchez e dos júris responsáveis pela escolha do premiado, Nélida Piñon entre outros;(Museu Municipal de Penafiel)

15h30: Colóquio (Auditório do Museu Municipal de Penafiel)Abertura oficial do colóquio pelo escritor homenageado, José Saramago, ou pela Dra. Pilar del Río Sánchez, em sua representação, e pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos.


Intervenientes:


16h00: Miguel Real – “O Teatro em José Saramago”


16h30: Fernando Meirelles – “Ensaio sobre a cegueira”


17h00: José Manuel Mendes - “Levantado do Chão, uma releitura”17h30: José Joaquín Parra Bañón – “José Saramago, arquitecto”


18h00: Valter Hugo Mãe18h30: Encerramento do colóquio pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos.


21h30: Cinema CINEMAX Penafiel – Ensaio sobre a cegueira – com intervenção final do realizador Fernando Meirelles e do Prof. Doutor Carlos Reis;

18 de Outubro (Domingo)


Teatro de Rua – animação de rua com personagens vivas, caracterizadas à imagem dos romances de José Saramago pelo Grupo de Teatro "O Andaime";


15h30: Colóquio (Auditório do Museu Municipal de Penafiel)Abertura da sessão do colóquio pelo escritor homenageado, José Saramago, ou pela Dra. Pilar del Río Sánchez, em sua representação, e pelo Administrador da Edições Cão Menor, Dr. Manuel Andrade.


Intervenientes:


16h00: José Miguel Noras – “Honrando o Mestre cumprem-se os discípulos”16h30: Fernando Gómez Aguilera – “A intervenção pública de Saramago”


17h00: Fernando Berlín - "Internet y el mensaje de José Saramago en la sociedad conectada"


17h30: Encerramento do colóquio pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos


21h30: Lançamento do livro de José Saramago, “Caím”, pela Editorial Caminho, com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos, do editor da Editorial Caminho, Dr. Zeferino Coelho, e do escritor José Saramago.(Museu Municipal de Penafiel)


By: C. M. Penafiel

Sem comentários: