segunda-feira, 1 de junho de 2009

A falecida Vapt Vupt


"A Falecida Vapt Vupt" esteve em cena no Teatro S. João, no Porto, até dia 24 de Maio. Trata-se da quinta encenação que o brasileiro Antunes Filho faz da peça homónima do seu compatriota Nelson Rodrigues.


Antunes Filho falou no Teatro Nacional de S. João (TNSJ), no Porto, num intervalo dos ensaios da peça "A Falecida", de Nelson Rodrigues, que estreou em 1965 e à qual regressa, pela quinta vez, 44 anos depois.

A peça, nesta nova versão com o título "A Falecida Vapt Vupt", passa-se no norte do Rio de Janeiro, uma zona muito deprimida, "onde há muita indigência e malandragem". É feita "dos sonhos de uma mulher que, no seu abandono, sonha com um enterro de luxo para compensar toda a sua miséria existencial". "É uma comédia de costumes, mas é também uma tragédia humana de alguém que nunca teve nada e ambiciona um enterro de luxo para, na morte, dar sentido ao que ela pensa ser a vida. É terrível, irónico, mas terrível", disse o encenador. Antunes Filho encenou esta peça pela primeira vez em 1965, tendo-a repetido em 1982, 1984 e 1989.


Sem comentários: