terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Avatar













Sinopse

Avatar é um filme épico de ficção científica escrito e dirigido por James Cameron, estrelando Sam Worthington, Zoë Saldaña, Sigourney Weaver e Stephen Lang. O filme foi produzido por Lightstorm Entertainment e distribuído pela 20th Century Fox. A premiere em Londres foi no dia 10 de dezembro de 2009 e o lançamento no Brasil foi no dia 19 de dezembro de 2009. O filme concentra-se num conflito épico em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três gigantes gasosos fictícios orbitando Alpha Centauri. Em Pandora, os colonizadores humanos e os nativos humanóides, os Na'vi, entram em guerra pelos recursos do planeta e a continuação da existência da espécie nativa. O título do filme refere-se aos corpos humano-Na'vo geneticamente modificados e remotamente controlados usados pelos personagens humanos do filme para interagir com os nativos. James Cameron trabalha no desenvolvimento de Avatar desde 1994, tendo escrito um roteiro de 114 páginas, sendo esse seu primeiro filme após o Titanic. As filmagens deveriam ter iniciado logo após Titanic e o filme teria sido lançado em 1999. Em 2006, Cameron desenvolveu a língua e a cultura de Pandora. Ele afirmou que se Avatar for bem sucedido, duas sequências do filme serão realizadas. O filme foi lançado em formatos 2D tradicional e 3D. A crítica diz que Avatar é uma inovação em termos de tecnologia cinematográfica devido ao seu desenvolvimento com visualização 3D e gravação com câmeras que foram feitas especialmente para a produção do filme. O orçamento oficial do filme foi de U$ 237 milhões e o faturamento mundial no seu fim-de-semana de estréia foi de US$ 232.180.000, o sétimo maior da história do cinema e o maior para um filme original, que não é adaptação ou sequência.

Elenco

Humanos:
Sam Worthington como Jake Sully, um ex-fuzileiro naval confinado a uma cadeira de rodas. Ele foi selecionado para o programa Avatar em substituição ao seu irmão gemêo falecido por terem genoma idêntico e, consequentemente, compatilidade com o Avatar já produzido para o irmão. O Avatar de Jake é levado por Neytiri ao seu clã Na'vi, onde ele lentamente aprende sua língua e seus costumes.
Sigourney Weaver como Dra. Grace Augustine, uma experiente botânica que vive em Pandora há 15 anos e dirige o projeto Avatar. Ao longo dos anos em que trabalhou em Pandora, ela catalogou a flora do planeta, aprendeu a língua dos nativos e os ensinou inglês.
Michelle Rodriguez como Trudy Chacon, uma pilota da marinha americana.
Giovanni Ribisi como Parker Selfridge, administrador da estação em Pandora.
Joel David Moore como Norm Spellman, um biólogo que estuda a natureza de Pandora no laboratório de Dra Augustine.
Stephen Lang como o Coronel Miles Quaritch, principal vilão do filme. O Coronel tem como missão retirar os Na'vi do clã Omaticaya da árvore onde vivem e não poupa esforços militares para cumpri-la.

Na'vi:
Zoë Saldaña como Neytiri, a princesa do clã Omaticaya. Neytiri é a responsável por levar Jake ao seu clã e ensiná-lo seus costumes.
C. C. H. Pounder como Mo'at, rainha do clã e sua líder espiritual.
Laz Alonso como Tsu'Tey, um dos mais bravos guerreiros Na'vi e noivo de Neytiri.
Wes Studi como Eytucan, o rei Na'vi do clã Omaticaya, marido de Mo'at e pai de Neytir

Criaturas:

Banshee: São animais alados nativos de Pandora. Eles representam um rito de passagem na vida dos aspirantes a guerreiro Na’vi que devem escolher um animal para domá-lo e montá-lo. São extremamente difíceis de montar, por isso, conseguir domá-lo representa assumir uma posição de prestígio no clã. Acredita-se que exista uma conexão "cerebral" entre o animal e seu cavaleiro que permite que os movimentos do animal durante o voo sejam precisos e a montaria fique aparentemente fácil. O banshee é altamente adaptado ao voo e ao ambiente de Pandora, que tem gravidade menor que a da Terra. O ar do planeta também é mais denso, e o animal precisa de muita força para se deslocar nos céus. Apesar de se parecer com um reptil, sua anatomia é muito próxima dos pássaros. Seu nome Na’vi é ikran.
Leonopteryx: É rei dos predadores dos ares, listrado de vermelho, amarelo e preto, suas asas chegam a 24,5 metros quando abertas. Seu nome Na’vi é toruk. Por ser um animal belo e feroz tem um lugar central no folclore e na cultura Na’vi. Ele é lembrado na dança, música e totens que simbolizam o medo e o respeito pela criatura.
Direhorses: Lembram os cavalos terrenos, porém com vários detalhes importantes a mais. São animais herbívoros que possuem duas finas e longas antenas, uma de cada lado da cabeça. Os cientistas acreditam que o toque nas antenas transmite ao animal a sensação de prazer e carinho. As antenas ajudam também na troca de alimento, senso de direção e também como alerta para perigos. Cameron, diretor do filme, descreve o animal como um "cavalo da raça Clydesdale alienígena, de seis patas, com antenas de mariposa".[carece de fontes?] Estes animais são adaptados ao terreno acidentado de Pandora e os guerreiros Na’vi usam em batalhas. Seu nome Na’vi é pa'li.
Thanator: É a mais temida das criaturas de Pandora. "O Thanator poderia devorar um tiranossauro-rex e comer o Alien de sobremesa. É a pantera do inferno", descreve o realizador John Rosengrant, do Stan Winston Studios. Sua musculatura é impressionante e fornece força e energia para longas corridas e saltos. Mesmo os destemidos Na’vi são surpreendidos pela abordagem da criatura. Os sentidos thanator são tão altamente desenvolvidos, que, dependendo das condições atmosféricas, podem detectar presas até treze quilômetros de distância.Seu nome Na’vi é palulukan.
Viperwolves: Este animal conta com seis patas, corpo magro, mas muito poderoso que lhe permite viajar longas distâncias em busca de presas.Seus olhos verdes podem enxergar tanto durante o dia quanto à noite e sua percepção de profundidade é incrível. Acredita-se que o Viperwolves pode sentir presa por mais de oito quilômetros de distância. Poucos predadores, incluindo o banshee, tentaria um ataque a um Viperwolves, que quase sempre anda caça em grupo. Cameron descreve o animal como "desprovidos de pelos, com pele brilhosa que equivale a uma armadura. Seu nome Na’vi é nantang.


By:Wikipedia

Avatar: The Movie (New Extended HD Trailer)

sábado, 12 de dezembro de 2009

domingo, 29 de novembro de 2009

Otelo


No dia 28 de Novembro estreou no ACE/Teatro do Bolhão a peça "Otelo" de Shakespeare, com encenação de Kuniaki Ida.A peça estará em cena até dia 20 de Dezembro

A Academia Contemporânea do Espectáculo (ACE) traz ao palco do Teatro do Bolhão a peça "Otelo", da autoria de William Shakespeare.

A representação da famosa peça de Shakespeare conta com um elenco que inclui nomes como António Capelo (Director do ACE), António Júlio, Carlos Peixoto, João Paulo Costa ou José Moreira.

A peça conta a história de Otelo, o mouro de Veneza, que se assemelha à de Romeu e Julieta, devido ao amor cego e trágico entre o protagonista e Desdêmona. Otelo foi induzido em erro por Iago, que pela sua sede de poder fez com que acreditasse que Cássio (um soldado de Otelo intermediário entre as suas relações com Desdêmona e que foi promovido a tenente no lugar de Iago) estaria a ter um caso com a sua esposa.

Na história, Otelo asfixia Desdêmona pouco tempo antes de saber que, na verdade, tudo não passou de um plano maquiavélico de Iago para ficar com o posto de Cássio.


By: JPN

domingo, 22 de novembro de 2009

Breve Sumário da História de Deus

No Teatro Nacional de São João, de 20 de Novembro a 20 de Dezembro. Uma peça de Gil Vicente.
Encenação e cenografia: Nuno Carinhas
Figurinos: Bernardo Monteiro
Desenho de luz: Nuno Meira
Desenho de som: Francisco Leal
Voz e elocução: João Henriques
Apoio dramatúrgico: Pedro Sobrado
Apoio linguístico: João Veloso

Interpretação: Alberto Magassela, Alexandra Gabriel, António Durães, Daniel Pinto, Joana Carvalho, João Cardoso, João Castro, João Pedro Vaz, Jorge Mota, José Eduardo Silva, Lígia Roque, Mário Santos, Miguel Loureiro, Paulo Freixinho, Paulo Calatré, Pedro Almendra, Pedro Frias

"Na hora de eleger o seu primeiro texto enquanto Director Artístico do TNSJ, Nuno Carinhas opta por regressar a Gil Vicente, depois de em 2007 ter organizado a extroversão de Beiras. A escolha incide sobre um auto de forte pendor religioso, escassamente frequentado por leitores e encenadores: Breve Sumário da História de Deus. Estreado na corte de D. João III “na era do Senhor de 1527”, o auto propõe um especioso mosaico de passos das Sagradas Escrituras – da Queda do Homem à Ressurreição de Cristo – e possui uma densidade retórica que, cruzando a exaltação lírica e o impulso satírico, amplia as potencialidades de representação muito para lá do mero intuito doutrinal. Da adoração de Abel à “voz que clama no deserto” de João Baptista, passando pelas provações de Job ou pelas profecias de Isaías, Vicente promove um casting bíblico para contar (usemos, para efeitos promocionais, o título de um dos blockbusters de Hollywood) a maior história de todos os tempos. Também habitado por figuras malignas e pelas alegorias do Mundo, do Tempo e da Morte, Breve Sumário da História de Deus revela-nos, afinal, a misteriosa condição de criaturas cuja desesperada humanidade se redime na esperança de Deus."

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Esther Sanz



"Esther Sanz" ou Esther M. Sanchez, nasceu em 1983 em Málaga, Espanha. Actualmente trabalha como ilustradora e designer freelancer.

sábado, 31 de outubro de 2009

O Sorriso do Gato - Novembro




Direcção artística de António Paiva

Academia de Música de Espinho

Mov'in-mento - Núcleo de Dança Contemporânea de Espinho


Dias 26, 27 e 28 Novembro às 21.30h ; Dia 29 de Novembro às 17.00h.

sábado, 24 de outubro de 2009

Kseniya Simonova's Amazing Sand Drawing

Kseniya Simonova é uma artista que acaba de ganhar a versão ucraniana similar ao "America's Got Talent."

Ela usa uma enorme caixa de luz, música dramática, imaginação e o seu talento para interpretar a invasão alemã e a ocupação da Ucrânia durante a 2ª Guerra.

Mais da artista...

http://www.youtube.com/watch?v=vOhf3OvRXKg&feature=player_embedded

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Sininho e o Tesouro Perdido

Sinopse:

Neste novo filme da Fada Sininho, aparece a Lua Azul das colheitas e as fadas vão poder usar uma preciosa pedra da lua para reparar a Árvore do Pó Mágico – a fonte de toda a sua magia.
Mas quando Sininho põe, acidentalmente, todo o pó mágico em perigo, tem de se aventurar até ao outro lado do mar numa missão secreta para repor a ordem. Com a ajuda dos seus amigos Terence e Blaze – um encantador e malandro pirilampo, Sininho enfrenta muitos desafios e descobre o maior tesouro de todos...a amizade!
Título original:
Tinker Bell and the Lost Treasure
Realização:
Klay Hall

Intérpretes:
Raven-Symoné, Mae Whitman, Lucy Liu, Jesse McCartney
Estreou:
15/10/2009

Tinker Bell and the Lost Treasure - Preview Trailer

the Crow part 1 "Bring me to life"

A viagem de Chihiro

Trailer Castelo Andante

The White Stripes

Koop - Koop Island Blues (OFFICIAL VIDEO) HQ

Koop - Come to me (OFFICIAL VIDEO) HQ

domingo, 18 de outubro de 2009

José Saramago em Penafiel


Programa15 de Outubro (5.ª Feira)


12h00: Inauguração da exposição/arte de rua – descerramento da frase de José Saramago que ficará para sempre patente em Penafiel – com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos, do Administrador da Edições Cão Menor, Dr. Manuel Andrade, e do co-autor da exposição, Arq.º António Castanheira;(Rua de Puços)


15h00: Peça de Teatro “Memorial do Convento” – pela Companhia Profissional de Teatro “Éter”.(Auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel)


21h30: Pré-lançamento do filme “José Saramago”, da autoria do realizador António Castanheira, no Museu Municipal de Penafiel;


16 de Outubro (6.ª Feira)


11h00: Peça de Teatro “Memorial do Convento” – pela Companhia Profissional de Teatro “Éter”.(Auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel)


12h00: Inauguração de um projecto arquitectónico em torno da obra de José Saramago da autoria do atelier de arquitectura Embaixada intitulado "Cidade das Personagens" – com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos, e do responsável pelo projecto;

14h00: Cinema CINEMAX-Penafiel – “A Maior Flor do Mundo” – Espectáculo aberto às crianças das escolas do ensino básico de Penafiel; Enquadramento pedagógico com professores e crianças;

21h30: Peça de Teatro “Memorial do Convento” – pela Companhia Profissional de Teatro “Éter”.(Auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel)

17 de Outubro (Sábado) Teatro de Rua - animação de rua com personagens vivas, caracterizadas à imagem dos romances de José Saramago pelo Grupo de Teatro "O Andaime";


12h00: Atribuição do Prémio José Saramago pela Fundação do Círculo de Leitores, com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos, da representante da Fundação Círculo de Leitores, Dra. Guilhermina Gomes, do escritor José Saramago, da Dra. Pilar del Río Sánchez e dos júris responsáveis pela escolha do premiado, Nélida Piñon entre outros;(Museu Municipal de Penafiel)

15h30: Colóquio (Auditório do Museu Municipal de Penafiel)Abertura oficial do colóquio pelo escritor homenageado, José Saramago, ou pela Dra. Pilar del Río Sánchez, em sua representação, e pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos.


Intervenientes:


16h00: Miguel Real – “O Teatro em José Saramago”


16h30: Fernando Meirelles – “Ensaio sobre a cegueira”


17h00: José Manuel Mendes - “Levantado do Chão, uma releitura”17h30: José Joaquín Parra Bañón – “José Saramago, arquitecto”


18h00: Valter Hugo Mãe18h30: Encerramento do colóquio pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos.


21h30: Cinema CINEMAX Penafiel – Ensaio sobre a cegueira – com intervenção final do realizador Fernando Meirelles e do Prof. Doutor Carlos Reis;

18 de Outubro (Domingo)


Teatro de Rua – animação de rua com personagens vivas, caracterizadas à imagem dos romances de José Saramago pelo Grupo de Teatro "O Andaime";


15h30: Colóquio (Auditório do Museu Municipal de Penafiel)Abertura da sessão do colóquio pelo escritor homenageado, José Saramago, ou pela Dra. Pilar del Río Sánchez, em sua representação, e pelo Administrador da Edições Cão Menor, Dr. Manuel Andrade.


Intervenientes:


16h00: José Miguel Noras – “Honrando o Mestre cumprem-se os discípulos”16h30: Fernando Gómez Aguilera – “A intervenção pública de Saramago”


17h00: Fernando Berlín - "Internet y el mensaje de José Saramago en la sociedad conectada"


17h30: Encerramento do colóquio pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos


21h30: Lançamento do livro de José Saramago, “Caím”, pela Editorial Caminho, com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos, do editor da Editorial Caminho, Dr. Zeferino Coelho, e do escritor José Saramago.(Museu Municipal de Penafiel)


By: C. M. Penafiel

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Stuart Little










Stuart Little é um filme de 1999 dirigido por Rob Minkoff que conta a história de um pequeno rato branco que é adotado por uma família humana. O filme é baseado no livro Stuart Little, de Elwyn Brooks White.

Stuart era um rato abandonado que vivia num orfanato, junto com outras crianças. Até que a família Little decide adotar um irmão para seu filho George, e eles se apaixonam pelo carisma do pequeno ratinho. Stuart é então adotado e passa a lidar com divergências com Snowbell, o gato da família, e o próprio irmão, que não o aceita.

Elenco:
Michael J. Fox - Stuart Little (voz)
Jonathan Lipnicki - George Little
Hugh Laurie - Sr. Little
Geena Davis - Sra. Little
Nathan Lane - Snowbell (voz)
Chazz Palminteri - Smokey (voz)
Steve Zahn - Monty (voz)

By: wikipédia

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

sábado, 19 de setembro de 2009

herbst 013


herbst 013
Upload feito originalmente por Baba Yaga1
By Baba Yaga

Donald Zolan























Zolan é actualmente reconhecido como o primeiro artista a retratar a infância. O trabalho do artista celebra a inocência, o amor e as maravilhas do mundo infantil.

domingo, 6 de setembro de 2009

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Exposição de rua em Penafiel - Casulos Embrionários

«Sem título»

«Sem título»
«Epifania maturante no limiar da espera»
«Tensão bio-gravítica II»
«Contra ponto do Enlaçamento»


Encontram-se expostas algumas esculturas de Xico Lucena no centro da cidade de Penafiel.
Xico Lucena, nasceu a 14 de Outubro de 1966 em Olsberg – Alemanha Ocidental. Em 1983 começa a esculpir em Granito que combina frequentemente com ferro, madeira e outros materiais.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

sun catcher


sun catcher
Upload feito originalmente por juriu

nightlights


nightlights
Upload feito originalmente por juriu